Com o objetivo de inspirar e orientar estudantes interessados em mobilidade acadêmica, o Interpoli, grupo de apoio aos intercambistas da Escola Politécnica da UFRJ, promoveu, no dia 9 de junho, a primeira edição do IPTALKS em 2025. O evento reuniu alunos que compartilharam suas experiências em universidades internacionais e esclareceram dúvidas sobre o processo de intercâmbio.
Representando o curso de Engenharia Elétrica, o estudante João Victor Marinho relatou sua vivência na École des Mines de Paris, uma das instituições de engenharia mais renomadas da França. Segundo ele, a experiência rendeu oportunidades valiosas, como estágios, mesmo com o desafio do idioma.
Também participaram do encontro os alunos Thomas Padrad e Victor Costa, ambos de Engenharia Mecânica, que fizeram intercâmbio na Lund University (Suécia) e na NTNU (Noruega), respectivamente. Eles destacaram as diferenças acadêmicas, o acolhimento nas universidades e a importância da vivência internacional para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O IPTALKS acontece regularmente e integra as ações do Interpoli, grupo que também atua no acolhimento de estudantes estrangeiros, promovendo uma vivência mais rica e integrada no ambiente universitário.
O evento foi realizado presencialmente, na sala I-241 do Centro de Tecnologia. Estudantes que desejarem participar das próximas edições ou se voluntariar podem entrar em contato pelo e-mail interpoli@poli.ufrj.br. Mais informações AQUI.
Fonte do texto e imagem: POLI UFRJ