Apresentação
O curso de Engenharia Elétrica da UFRJ tem como objetivo dar uma formação sólida nos conhecimentos específicos de engenharia elétrica e abrangente o suficiente para permitir a flexibilidade de atuação do profissional no mercado. A formação pretende atender às características da demanda do mercado nacional e internacional e não apenas as especificidades do mercado regional. O engenheiro assim formado deve possuir capacitação adequada para atuar em níveis organizacionais distintos, podendo assumir funções desde o nível gerencial até o operacional.
Atualmente, as áreas de concentração do curso de Engenharia Elétrica do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ são as seguintes: Sistemas de Engergia e Máquinas; Eletrônica de Potência e Acionamentos; Controle, Automação e Robótica; e Ensino de Engenharia.
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da UFRJ
Este Projeto Pedagógico tem como objetivo mais geral o de estabelecer formalmente os princípios que norteiam a concepção curricular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ. Sua elaboração foi amplamente debatida no âmbito do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), que é o órgão responsável na UFRJ pela maior parte das disciplinas do referido curso. Nesse processo, tentou-se conciliar os seguintes aspectos:
– O atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, instituídas pelo MEC na Resolução CNE/CES Nº 11, de 11/03/2002 [1];
– A compatibilidade com a regulamentação do exercício da profissão de Engenheiro Eletricista, dada pela Resolução CONFEA Nº 1.010 de 22/08/2005 [2];
– A consolidação das práticas bem-sucedidas em muitas décadas de experiência no ensino de engenharia elétrica na UFRJ;
– As necessidades sempre crescentes de incorporar novos conteúdos ao currículo do curso, na medida em que vão ocorrendo mudanças tecnológicas na Engenharia Elétrica;
– O anseio de viabilizar a aplicação de metodologias pedagógicas possivelmente mais adequadas ao ensino/aprendizagem de determinados conteúdos da Engenharia Elétrica;
A busca de maior integração entre a Graduação e a Pós-Graduação. A elaboração deste documento atende à resolução CEG No 02/2003, que estabelece as normas básicas para a formulação do Projeto Pedagógico e a organização curricular dos cursos de Graduação da UFRJ.
Veja AQUI o Projeto Pedagógico completo!